Slide # 1

Projetos 3D

Desenvolvimento de projetos em 3D com foco realista Mais informações »

Slide # 2

NOTÍCIAS

Informações atualizadas do setor florestal Mais informações »

Slide # 3

SITE

Visite nosso site Mais informações »

Slide # 4

Mudas

Diversidade de materiais genéticos de eucalipto testados em todas regiões brasileiras e para diversos segmentos florestais Mais informações »

Slide # 5

Artigos técnicos e informativos do setor florestal

Artigos técnicos e informativos sobre o setor florestal em geral Mais informações »

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Saiba mais sobre o efeito bordadura em sistemas silvipastoris

As árvores da bordadura são aquelas que estão localizadas na beirada das florestas, ou seja, na borda

quinta, 25 de maio de 2012
No sistema silvipastoril, as árvores ficam mais distantes umas das outras 
 Foto: Painel Florestal  
 
No sistema silvipastoril, as árvores ficam mais distantes umas das outras
É possível obter pastagem para criar gado e cultivar florestas no mesmo ambiente? Quem adotou o sistema silvipastoril sabe que sim. Com uma quantidade menor de árvores plantadas em cada hectare, a produtividade individual pode aumentar. O assunto já foi abordado no quadro Palavra do Consultor, durante o programa Painel Florestal TV.

De acordo com o Embrapa Florestas, o sistema silvipastoril combina de maneira intencional árvores, pastagem e gado na mesma área e ao mesmo tempo. Todos os elementos são manejados integralmente com o objetivo de aumentar a produtividade por unidade de área.

Neste tipo de sistema as árvores são plantadas mais distantes umas das outras, o que resulta em uma menor quantidade de unidades por hectare. Assim como em outros tipos de plantas, ocorre nestas florestas o chamado efeito bordadura. A diferença é que, no sistema silvipastoril, este fenômeno fica mais evidente.

As árvores da bordadura são aquelas que estão localizadas na beirada das florestas, ou seja, na borda. Segundo o engenheiro agrônomo Pedro Francio Filho, estas unidades recebem maior incidência de sol e obtem melhor absorção da água. Por isso o tronco é mais grosso e, consequentemente, mais produtivo.

O engenheiro florestal Celso Medeiros explica que uma árvore desta pode render 55m³ de madeira. “Em um hectare com 600 unidades plantadas, a produtividade fica acima da média obtida no Mato Grosso do Sul”. Assita o vídeo:



Fonte: Painel Florestal

0 comentários:

Postar um comentário