Slide # 1

Projetos 3D

Desenvolvimento de projetos em 3D com foco realista Mais informações »

Slide # 2

NOTÍCIAS

Informações atualizadas do setor florestal Mais informações »

Slide # 3

SITE

Visite nosso site Mais informações »

Slide # 4

Mudas

Diversidade de materiais genéticos de eucalipto testados em todas regiões brasileiras e para diversos segmentos florestais Mais informações »

Slide # 5

Artigos técnicos e informativos do setor florestal

Artigos técnicos e informativos sobre o setor florestal em geral Mais informações »

segunda-feira, 1 de junho de 2015

NOTÍCIA: Chip feito de celulose pode iniciar era dos 'smartphones de madeira'

 
Novo modelo de chip semicondutor utilizando madeira como base principal.Novo modelo de chip semicondutor utilizando madeira como base principal.
Cientistas da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo modelo de chip semicondutor utilizando madeira como base principal. O estudo, que pode revolucionar a forma como os chips e dispositivos são produzidos, foi publicado na Nature, uma das publicações de maior credibilidade no cenário científico da atualidade.
Os chips comuns disponíveis no mercado são compostos por uma camada de suporte não-degradável, o que torna o produto agressivo ao meio ambiente devido ao descarte acumulado desses produtos ao longo dos anos. O "chip verde" substitui essa camada agressiva por uma chapa de nanofibrila de celulose (CNF), que é um material feito a partir da madeira, mais flexível e biodegradável que os materiais utilizados na indústria.
O processo também envolve um tratamento na pequena chapa de celulose para evitar aumentos e reduções de tamanho, já que o material pode contrair ou expandir de acordo com a absorção de umidade do ar. O resultado é um chip mais barato e menos agressivo.
Alguns analistas da área de tecnologia acreditam que o desenvolvimento dessa nova tecnologia capacite a produção de smartphones feitos em grande parte de madeira, substituindo o uso de materiais extremamente tóxicos à natureza, como o arsenieto de gálio, semicondutor utilizado em larga escala na indústria de eletrônica e informática.
Um fator que pode ajudar na maior utilização da celulose é o cálculo feito pelas indústrias, que envolve o preço do composto químico e sua capacidade de compor circuitos eletrônicos velozes. Nesse caso, a nanofibrila de celulose mostrou-se mais barata do que o arsenieto e silício - principais ingredientes de chips eletrônicos - e com desempenho semelhante.
FONTE: PAINEL FLORESTAL

0 comentários:

Postar um comentário