Slide # 1

Projetos 3D

Desenvolvimento de projetos em 3D com foco realista Mais informações »

Slide # 2

NOTÍCIAS

Informações atualizadas do setor florestal Mais informações »

Slide # 3

SITE

Visite nosso site Mais informações »

Slide # 4

Mudas

Diversidade de materiais genéticos de eucalipto testados em todas regiões brasileiras e para diversos segmentos florestais Mais informações »

Slide # 5

Artigos técnicos e informativos do setor florestal

Artigos técnicos e informativos sobre o setor florestal em geral Mais informações »

terça-feira, 19 de maio de 2015

NOTÍCIAS: UNIVERSIDADE DE PORTUGAL DESENVOLVE DRONE QUE AVALIA ESTADO DE FLORESTAS

Monitorizar o estado da saúde das áreas florestais. Este é o objetivo do drone desenvolvido na Universidade de Aveiro, em Portugal, e que tem capacidade para monitorizar efeitos como a seca, doenças e fungos nas árvores, cobrindo até 50 mil metros quadrados de floresta, em apenas 10 minutos.
Drone
07/05/2015 – O equipamento é resultado de um projeto de investigação dos departamentos de Ordenamento e Ambiente, de Química, de Biologia e da Escola Superior de Tecnologia de Águeda da Universidade de Aveiro.
A tecnologia acoplada ao drone permite avaliar o grau de impacto de vários fatores de “stress” numa área florestal, seja os causados pela falta de água ou de nutrientes, seja os provocados por doenças ou ataques de insetos e fungos.
“Nesta primeira fase, desenvolvemos um sistema para a monitorização de plantações de eucalipto, tendo em conta a relevância econômica destas plantações”, revela o coordenador do projeto, Jan Jacob Keizer.
Em Portugal, o eucalipto é a espécie florestal dominante representando mais de 6% do total da superfície florestal, perfazendo 812 mil hectares. No Brasil, em 2012, a área ocupada por florestas plantadas de eucalipto totalizava mais de cinco milhões de hectares, o que representa 70,8 por cento do total de florestas brasileiras plantadas.
A tecnologia do drone baseia-se num sistema de monitorização em que imagens multiespectrais – imagens adquiridas em diferentes comprimentos de onda que resultam na captura separada de cores – e que são adquiridas, através do veículo aéreo de asa rotativa com propulsão elétrica, com um sensor multi-espectral.
Os drones podem ser enviados em missão sob solicitação dos produtores florestais, podendo monitorizar, de forma expedita, alterações no coberto florestal.
Fonte: TVI 24 / Adaptado por CeluloseOnline

0 comentários:

Postar um comentário